sexta-feira, 24 de maio de 2019


Em Maio, como MARIA 
«discípulos missionários»
24 de Maio
Venerando a memória da Virgem Maria,
a Serva do Senhor,
exultemos de alegria no Senhor. Aleluia.

“…Maria responde ao Anjo: "Eu sou a Serva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a tua vontade". Assim, Maria antecipa a terceira invocação do Pai-Nosso: "Seja feita a vossa vontade". Ela diz "sim" à grande vontade de Deus, uma vontade aparentemente demasiado grande para um ser humano; Maria diz "sim" àquela vontade divina, coloca-se dentro desta vontade, insere toda a sua existência, com um grande "sim", na vontade de Deus e assim abre a porta do mundo a Deus. Adão e Eva, com o seu "não" à vontade de Deus, tinham fechado esta porta. "Seja feita a vontade de Deus": Maria convida-nos, também a nós, a pronunciar este "sim", que às vezes parece tão difícil. Somos tentados a preferir a nossa vontade, mas Ela diz-nos: "Tem coragem, também tu diz: "Seja feita a tua vontade", porque esta vontade é boa". Inicialmente, pode parecer um peso insuportável, um jugo que não é possível carregar; mas na realidade, a vontade de Deus não é um peso; a vontade de Deus concede-nos asas para voar alto, e assim com Maria também nós podemos ousar abrir a Deus a porta da nossa vida, as portas deste mundo, dizendo "sim" à sua vontade, conscientes de que esta vontade é o verdadeiro bem e nos orienta para a felicidade autêntica. Oremos a Maria …, nossa Mãe, Mãe da Igreja, para que nos infunda a coragem de pronunciar este "sim", que nos conceda também esta alegria de estar com Deus e que nos oriente rumo ao seu Filho, à Vida verdadeira…
Bento XVI, «Homilia», durante a Concelebração Eucarística na paróquia romana de Santa Maria Consoladora, 18 de Dezembro de 2005

Santa Mãe do Redentor,
Porta do Céu, Estrela do mar,
socorrei o Povo cristão
que procura levantar-se do abismo da culpa.
Vós que, acolhendo a saudação do Anjo,
gerastes, com admiração da natureza,
o Vosso Santo Criador, Ó sempre Virgem Maria,
tende misericórdia dos pecadores.

Sem comentários: