Com CRISTO ORANTE,
confinados no Monte Tabor
24.Janeiro.2021 - 2º Dia
Domingo é o Dia do Senhor. É dia da comunidade crente se juntar à volta do Altar para partilhar a Palavra e o Pão Eucarístico. Para celebrar o Senhor Ressuscitado Fonte de Vida, Perdão e Esperança.
Na impossibilidade de o fazermos na forma habitual e com a comunidade cristã a que pertencemos, façamo-lo em Igreja Doméstica.
Preparemos em nossa casa um “altar”, onde estejam uma vela para nos recordar que o Senhor Jesus é Luz que ilumina e dá sentido às nossas vidas, uma jarra de flores frescas como sinal da alegria esperançosa e renovada da madrugada do primeiro dia da Semana, o Domingo de Páscoa e uma Bíblia pois, por ela o Senhor nos fala com vista a renovar-nos e a restaurar em nós a Sua imagem e Semelhança. Além do mais, este é o Domingo da Palavra e no Monte da Transfiguração, do meio da nuvem luminosa ouviu-se a voz do Pai que referindo-se a Jesus diz: “Este é o meu filho muito amado, escutai-O”.
Preparemos em nossa casa o nosso Tabor, contemplemos o Senhor Jesus Transfigurado, deixemo-nos envolver pelo Espírito Santo para que reze em nós e a acolhamos gozosamente o Vontade de Deus Pai escutado as Palavras de Vida eterna do Seu Filho Jesus.
Quando todos estivermos reunidos, no mesmo lugar, podemos cantar.
1. Palavra do Senhor: Luz dos meus caminhos!
Palavra da Salvação: Guia dos meus passos.
Palavra do Senhor, Palavra da Salvação.
Palavra do Senhor, Palavra da Salvação.
2. Palavra do Senhor: Pão da minha fome!
Palavra da Salvação: Fonte de água viva.
Em seguida, proclamamos os textos da Sagrada Escritura, correspondentes a este III Domingo do Tempo Comum, previamente distribuídos entre os presentes. E concluímos esta subida ao Monte da transfiguração em que fomos envolvidos pela nuvem luminosa e escutamos a Palavra do muito amado Filho de Deus Pai, rezando em conjunto a oração conclusiva que procura ser uma síntese dos textos deste Domingo. Se depois do Evangelho e antes da oração conclusiva, reservarmos um momento para partilhar espontaneamente o que o Espirito Santo semeou no nosso coração a partir da Palavra, hoje, proclamada e escutada, será muito enriquecedor.
Leitura da Profecia de Jonas
(Jonas 3, 1-5.10)
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a atravessar. Jonas entrou na cidade, caminhou durante um dia e começou a pregar, dizendo: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de saco, desde o maior ao mais pequeno. Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou.
Palavra do Senhor.
Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. 4a)
Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.
Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador.
Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.
Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias
e das vossas graças, que são eternas.
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,
por causa da vossa bondade, Senhor.
Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.
O Senhor é bom e recto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.
Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
(1 Cor 7, 29-31)
O que tenho a dizer-vos, irmãos, é que o tempo é breve. Doravante, os que têm esposas procedam como se as não tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que andam alegres, como se não andassem; os que compram, como se não possuíssem; os que utilizam este mundo, como se realmente não o utilizassem. De facto, o cenário deste mundo é passageiro.
Palavra do Senhor.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 1, 14-20)
Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.
Palavra da salvação.
Senhor, por Vossa Bondade, Misericórdia e Graça
que são eternas,
ensinai-nos, os vossos caminhos,
para que nos levantemos,
despojemos das obras das trevas
e revistamos das armas da Luz.
Pois o tempo é breve, este mundo é passageiro
e o Vosso Reino já está entre nós.
Abri os nossos corações e a nossa vida
ao Evangelho proclamado pelo Vosso Filho Jesus
para que nos arrependamos e mude de vida.
Enviai, em auxílio da nossa fraqueza, o Vosso Espírito de amor,
deixemos tudo o que de Vós nos afasta,
siga o Vosso muito amado Filho Jesus
e, verdadeiramente, nos tornemos Seus discípulos.
Ámen.
Sem comentários:
Enviar um comentário