terça-feira, 7 de abril de 2020

TERÇA-FEIRA da Semana Santa
07.Abril.2020
Hora de VÉSPERAS

Invocação Inicial
V. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Hino
O estandarte da Cruz proclama ao mundo 
A morte de Jesus e a sua glória, 
Porque o autor de todo o universo 
Contemplamos suspenso do madeiro. 

Com um golpe de lança trespassado, 
Ficou aberto o Coração de Cristo, 
Manando sangue e água como rio, 
Para lavar os crimes deste mundo.

Ó árvore fecunda e refulgente, 
Ornada com a túnica real, 
Sois tálamo, sois trono e sois altar, 
Para o corpo chagado e glorioso. 

Ó Cruz bendita, só tu nos abriste 
Os braços de Jesus, o Redentor, 
Balança do resgate que arrancaste 
Nossas almas das mãos do inimigo.

Cruz do Senhor, és única esperança, 
No tempo da tristeza e da Paixão. 
Aumenta nos cristãos a luz da fé, 
Sê para os homens o sinal da paz.

Salmodia
Antífona 1: Sofri as afrontas e injustiças da multidão, mas o Senhor está comigo como forte guerreiro.
Salmo 48 (49), I 
O engano das riquezas 
É difícil a um rico entrar no reino dos Céus (Mt 19, 23)
2Povos todos, escutai,*
     habitantes do mundo inteiro, prestai ouvidos, 
3humildes e poderosos,*
     ricos e pobres, todos juntos.
4Minha boca proclamará a sabedoria*
     e a prudência brotará do meu coração. 
5Prestarei atenção à parábola*
     e vou interpretar o meu enigma ao som da lira. 
6Porque hei-de inquietar-me nos dias maus,*
     quando me cerca a iniquidade dos perseguidores, 
7dos que confiam na opulência*
     e se vangloriam na sua grande riqueza? 
8O homem não pode pagar o seu resgate,*
     não pode pagar a Deus a sua redenção.
9É muito caro o resgate da sua vida*
     e ele nunca pagará o suficiente, 
10para prolongar indefinidamente a sua vida*
     e não experimentar a corrupção. 
11Vê que morrem os sábios,*
     que perecem igualmente o ignorante e o insensato
     e deixam a outros as suas riquezas. 
12O túmulo será a sua casa para sempre,*
     a sua morada por todas as gerações,
     mesmo que tenham dado o nome a muitas terras.
13O homem que vive na opulência não permanecerá:*
     é semelhante aos animais que são abatidos.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 1: Sofri as afrontas e injustiças da multidão, mas o Senhor está comigo como forte guerreiro.

Antífona 2: Sede o meu fiador junto de Vós, Senhor, porque mais ninguém me quer dar a mão.
II
14Este é o destino dos que em si confiam,*
     o fim daqueles que se comprazem em suas palavras.
15Como rebanho caminham para o abismo,*
     onde a morte os há-de comer.
Descerão precipitadamente ao sepulcro*
     e a sua imagem em breve se corromperá:
     entre os mortos será a sua morada.
16Deus, porém, me salvará,*
     porque das mãos do abismo me há-de tirar.
17Não te irrites se alguém enriquece*
     e aumenta a opulência da sua casa.
18Quando morrer, nada levará consigo,*
     a sua fortuna não o acompanhará.
19Ainda que em vida se felicitasse:*
     «Louvar-te-ão porque trataste bem de ti»,
20não deixará de ir para a companhia de seus pais,*
     que jamais verão a luz.
21O homem que vive na opulência e não reflecte*
     é semelhante aos animais que são abatidos.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 2: Sede o meu fiador junto de Vós, Senhor, porque mais ninguém me quer dar a mão.

Antífona 3: Fostes imolado, Senhor, e nos resgatastes para Deus com o vosso Sangue.
Cântico Ap 4, 11; 5, 9.10.12 
Hino dos redimidos 
4,1Sois digno, Senhor nosso Deus,*
     de receber a honra, a glória e o poder, 
porque fizestes todas as coisas,*
     e pela vossa vontade existiram e foram criadas.
5,9Sois digno de receber o livro e abrir suas páginas seladas,*
     porque fostes imolado e resgatastes para Deus, 
com o vosso Sangue,*  
     homens de toda a tribo, língua, povo e nação, 
10e fizestes de nós, para Deus, um reino de sacerdotes,*
     que reinarão sobre a terra.
12É digno o Cordeiro que foi imolado*
     de receber o poder e a riqueza, a sabedoria e a força,
     a honra, a glória e o louvor. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 3: Fostes imolado, Senhor, e nos resgatastes para Deus com o vosso Sangue.

Leitura Breve 1 Cor 1, 27b-30 
Deus escolheu o que é fraco aos olhos do mundo para confundir o que é forte; e escolheu o que é vil e desprezível, o que nada vale aos olhos do mundo, para reduzir a nada aquilo que vale, a fim de que ninguém se possa gloriar diante de Deus. É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual Se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santidade e redenção.

Responsório Breve
V. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo. 
R. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo. 
V. Que pela vossa santa cruz remistes o mundo. 
R. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo. 
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
R. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo. 

Antífona Magnificat: Eu tenho o poder de dar a minha vida e de a retomar, diz o Senhor.
A minha alma glorifica o Senhor
     e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
     de hoje em diante  
     me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
     Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
     sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço
     e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
     e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
     e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo,
     lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
     a Abraão e à sua descendência para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Antífona Magnificat: Eu tenho o poder de dar a minha vida e de a retomar, diz o Senhor.

Preces 
Adoremos o Salvador do género humano, que morrendo destruiu a morte e ressuscitando restaurou a vida; e supliquemos humildemente: 
Santificai, Senhor, o povo que resgatastes com vosso Sangue. 
Jesus Cristo, nosso Redentor, concedei que, pela penitência, nos associemos cada vez mais plenamente à vossa paixão, 
- para alcançarmos a glória da ressurreição. 
Acolhei-nos sob a protecção de Maria, vossa Mãe, consoladora dos aflitos, 
- para podermos confortar os tristes com o mesmo auxílio que de Vós recebemos. 
Concedei-nos a graça de tomar parte na vossa paixão por meio dos sofrimentos da vida, 
- para que também em nós se manifeste a vossa salvação. 
Jesus Cristo, nosso Redentor que, haveis restituído a saúde aos doentes
- concedei a cura aos enfermos de Covid 19, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todas as vítimas mortais. 
Senhor Jesus Cristo, que Vos humilhastes na obediência até à morte e morte de cruz, 
- ensinai-nos a ser obedientes e a sofrer com paciência.
Dignai-Vos conformar os defuntos à imagem do vosso corpo glorioso 
- e tornai-nos dignos de participar um dia, com eles, na vossa glória. 

Pai Nosso 

Oração 
Deus eterno e omnipotente, concedei-nos a graça de celebrar dignamente os mistérios da paixão do Senhor, para merecermos alcançar o seu perdão.  Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Sem comentários: