sexta-feira, 10 de abril de 2020


SEXTA-FEIRA da Semana Santa
10.Abril.2020
Hora de LAUDES

Invocação Inicial
V. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Hino
Entregou-Se ao sacrifício 
O Cordeiro redentor, 
E corre sangue divino 
Das fontes da salvação, 
Onde se pode lavar 
Todo o pecado do mundo.

Cruz fiel e redentora, 
Árvore nobre, gloriosa! 
Nenhuma outra nos deu 
Tal ramagem, flor e fruto. 
Doces cravos, doce lenho, 
Doce fruto sustentais!

Árvore santa, gloriosa, 
Abranda tua dureza, 
Dobra a força dos teus ramos 
Na morte do Redentor, 
Sustenta, compadecida, 
O Corpo do Homem-Deus.

Porto feliz preparaste 
Para o mundo naufragado 
E pagaste por inteiro 
O preço da redenção, 
Pois o sangue do Cordeiro 
Resgatou as nossas culpas.

Elevemos jubilosos 
À Santíssima Trindade 
O louvor que Lhe devemos 
Pela nossa salvação, 
Ao eterno Pai, ao Filho 
E ao Espírito de amor. Amen.

Salmodia
Antífona 1: Deus não perdoou ao seu próprio Filho, mas entregou-O à morte por todos nós. 
Salmo 50 (51) 
3Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,*
     pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados. 
4Lavai-me de toda a iniquidade*
     e purificai-me de todas as   faltas. 
5Porque eu reconheço os meus pecados*
     e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
6Pequei contra Vós, só contra Vós,*
     e fiz o mal diante dos vossos olhos.
Assim é justa a vossa sentença*
     e recto o vosso julgamento.
7Porque eu nasci na culpa*
     e minha mãe concebeu-me em pecado.
8Amais a sinceridade de coração*
     e fazeis-me conhecer a sabedoria no íntimo da alma. 
9Aspergi-me com o hissope e ficarei puro,*
     lavai-me e ficarei mais branco do que a neve.
10Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria*
     e estremeçam meus ossos que triturastes. 
11Desviai o vosso rosto das minhas faltas*
     e purificai-me de todos os meus pecados. 
12Criai em mim, ó Deus, um coração puro*
     e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
13Não queirais repelir-me da vossa presença*
     e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.
14Dai-me de novo a alegria da vossa salvação*
     e sustentai-me com espírito generoso. 
15Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos*
     e os transviados hão-de voltar para Vós. 
16Ó Deus, meu Salvador, livrai-me do sangue derramado,*
     e a minha língua proclamará a vossa justiça.
17Abri, Senhor, os meus lábios,*
     e a minha boca anunciará o vosso louvor. 
18Não é do sacrifício que Vos agradais,*
     e se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis.
19Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido;*
     não desprezareis, Senhor, um espírito humilhado e contrito.
20Pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência,*
     reconstruí os muros de Jerusalém.
21Então Vos agradareis dos sacrifícios devidos,
oblações e holocaustos,*
     então serão oferecidas vítimas sobre o vosso altar.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 1: Deus não perdoou ao seu próprio Filho, mas entregou-O à morte por todos nós.

Antífona 2: Jesus Cristo amou-nos e purificou-nos dos nossos pecados pelo seu Sangue.
Cântico Hab 3, 2-4.13a.15-19
2Senhor, eu ouvi a vossa mensagem*
     e enchi-me de temor. 
Senhor, fazei reviver as vossas obras*  
     através dos tempos. 
Através dos tempos manifestai-as;*
     na vossa ira, lembrai-Vos da misericórdia.
3Deus vem de Temã,*
     o Santo vem do monte Farã. 
A sua majestade cobre os céus*
     e a terra está cheia da sua glória.
4O seu esplendor é como o sol,*
as suas mãos espalham raios,
     onde se oculta o seu poder.
13Vós saístes para salvar o vosso povo,*
     para salvar o vosso Ungido. 
15Lançastes os vossos cavalos através do mar,*
     no turbilhão das águas imensas. 
16Ouvi e minhas entranhas estremeceram,*
     escutei e meus lábios tremeram. 
A cárie penetrou-me nos ossos*
     e meus passos vacilaram.
Espero confiado o dia da aflição,*
     que virá sobre o povo que nos oprime.
17Então a figueira não florescerá*
     e a vinha não dará fruto. 
Faltará o azeite das oliveiras*
     e os campos não produzirão alimento. 
Não mais haverá ovelhas nos apriscos,*
     nem gado nos estábulos. 
18Eu, porém, exultarei no Senhor,*
     alegrar-me-ei em Deus, meu Salvador. 
19O Senhor Deus é a minha força,*
     Ele dá aos meus pés a agilidade do veado 
e me faz caminhar nas alturas,*
     ao cântico de salmos. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 2: Jesus Cristo amou-nos e purificou-nos dos nossos pecados pelo seu Sangue.

Antífona 3: Adoramos, Senhor, a vossa cruz, louvamos e glorificamos a vossa ressurreição: pela árvore da cruz veio a alegria ao mundo inteiro. 
Salmo 147 (147 B) 
12Glorifica, Jerusalém, o Senhor,*
     louva, Sião, o teu Deus.
13Ele reforçou as tuas portas*
     e abençoou os teus filhos.
14Estabeleceu a paz nas tuas fronteiras*  
     e saciou-te com a flor da farinha.
15Envia à terra a sua palavra,*
     corre veloz a sua mensagem.
16Faz cair a neve como lã,*
     espalha a geada como cinza.
17Faz cair o granizo como migalhas de pão*
     e com o seu frio gelam as águas.
18Envia a sua palavra e derrete-as,*
     faz soprar o vento e correm as águas.
19Revelou a sua palavra a Jacob,*
     suas leis e preceitos a Israel. 
20Não fez assim com nenhum outro povo,*
     a nenhum outro manifestou os seus juízos. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 3: Adoramos, Senhor, a vossa cruz, louvamos e glorificamos a vossa ressurreição: pela árvore da cruz veio a alegria ao mundo inteiro. 

Leitura Breve Is 52, 13-15
Vede como vai prosperar o meu Servo: subirá, elevar-se-á, será exaltado.   Assim como, à sua vista, muitos se encheram de espanto – tão desfigurado estava o seu rosto que tinha perdido toda a aparência de ser humano – assim se hão-de encher de assombro muitas nações e diante dele os reis ficarão calados, porque hão-de ver o que nunca lhes tinham contado e observar o que nunca tinham ouvido.

Em vez do Responsório diz-se
Antífona: Por nosso amor, Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz.

Antífona Benedictus: Sobre a sua cabeça, escreveram a causa da condenação: «Jesus Nazareno, Rei dos Judeus».
Bendito o Senhor, Deus de Israel *
     que visitou e redimiu o seu povo
e nos deu um Salvador poderoso *
     na casa de David, seu servo,
conforme prometeu pela boca dos seus santos, *
     os profetas dos tempos antigos,
para nos libertar dos nossos inimigos *
     e das mãos daqueles que nos odeiam
para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais, *
     recordando a sua sagrada aliança
e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai, *
     Que nos havia de conceder esta graça:
de O servirmos um dia, sem temor, *
     livres das mãos dos nossos inimigos,
em santidade e justiça na sua presença, *
     todos os dias da nossa vida.
E tu, Menino, serás chamado Profeta do Altíssimo, *
     porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos,
para dar a conhecer ao seu povo a salvação *
     pela remissão dos seus pecados,
graças ao coração misericordioso do nosso Deus, *
     que das alturas nos visita como Sol Nascente,
para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte *
     e dirigir os nossos passos no caminho da paz.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona Benedictus: Sobre a sua cabeça, escreveram a causa da condenação: «Jesus Nazareno, Rei dos Judeus».

Preces 
Adoremos com sincera piedade a Cristo nosso Redentor, que por nós sofreu a paixão e foi sepultado para ressuscitar ao terceiro dia, e imploremos humildemente:
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, nosso Mestre e Senhor, obediente até à morte por nosso amor,
- ensinai-nos a obedecer sempre à vontade do Pai.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, nossa vida, que, morrendo na cruz, destruístes o poder da morte e do inferno,
- ensinai-nos a morrer convosco, para merecermos ressuscitar também convosco na glória.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, nosso Rei, que fostes desprezado como um verme e humilhado como a vergonha do género humano,
- ensinai-nos a imitar a vossa humildade salvadora.
Senhor, tende piedade de nós.
Vós que, haveis restituído a saúde aos doentes
- concedei a cura aos enfermos de Covid 19, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todas as vítimas mortais.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, nossa salvação, que destes a vida por amor dos homens, vossos irmãos,
- fazei que nos amemos uns aos outros com o mesmo espírito de caridade.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, nosso Salvador, que de braços abertos na cruz quisestes atrair a Vós todos os homens,
- reuni no vosso reino os filhos de Deus dispersos pelo mundo.
Senhor, tende piedade de nós.

Pai Nosso …

Oração
Olhai benignamente, Senhor, para esta vossa família, pela qual Nosso Senhor Jesus Cristo Se entregou às mãos dos seus inimigos e sofreu o suplício da Cruz. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Sem comentários: