sábado, 11 de abril de 2020


SÁBADO da Semana Santa
11.Abril.2020
Hora de VÉSPERAS

Invocação Inicial
V. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Hino
Memorial da morte do Senhor, 
Ó vivo Pão que ao homem dás a vida, 
Faz que a minha alma sempre de Ti viva, 
Sempre lhe seja doce o teu sabor. 

Divino Pelicano, ó bom Jesus, 
Com o teu Sangue lava o meu pecado, 
Pois basta derramar uma só gota 
Para o mundo ficar purificado. 

Jesus, a quem contemplo oculto agora, 
Concede-me o que espero ardentemente: 
Ver-Te um dia na glória, face a face, 
Na glória contemplar-Te eternamente.

Salmodia
Antífona 1: O Primogénito de entre os mortos e Príncipe dos reis da terra fez de nós um reino para Deus seu Pai.
Salmo 79 (80) 
A renovação da vinha devastada 
Vinde, Senhor Jesus
(Ap 2 2, 20)
2Pastor de Israel, escutai,*
     Vós que conduzis José como um rebanho. 
Vós que estais sobre os Querubins aparecei,* 
     3à frente de Efraim, Benjamim e Manassés. 
Despertai o vosso poder*  
     e vinde em nosso auxílio. 
4Ó Deus, fazei-nos voltar,*
     iluminai o vosso rosto e seremos salvos.
5Senhor Deus dos Exércitos,*
     até quando ardereis em cólera,
     apesar da oração do vosso povo? 
6Destes-nos a comer o pão das lágrimas*
     e a beber copioso pranto. 
7Fizestes de nós objecto de contenda entre vizinhos*
     e os inimigos zombam de nós. 
8Deus dos Exércitos, fazei-nos voltar,*
     iluminai o vosso rosto e seremos salvos.
9Arrancastes uma videira do Egipto,*
     expulsastes as nações para a transplantar. 
10Preparastes-lhe o terreno;*
     ela deitou raízes e encheu a terra.
11A sua sombra cobriu os montes*
     e os seus ramos os cedros de Deus.
12Estendia até ao mar as suas vergônteas*
     e até ao rio os seus rebentos.
13Porque lhe destruístes a vedação,*
     de modo que a vindime quem quer que passe pelo caminho? 
14Devastou-a o javali da selva*
     e serviu de pasto aos animais do campo. 
15Deus dos Exércitos, vinde de novo,*
     olhai dos céus e vede, visitai esta vinha.
16Protegei a cepa que a vossa mão direita plantou,*
     o rebento que fortalecestes para Vós.
17Pereçam diante da vossa face ameaçadora*
     aqueles que lhe deitaram fogo e a devastaram. 
18Estendei a mão sobre o homem que escolhestes,*
     sobre  o filho do homem que para Vós criastes.
19E não mais nos apartaremos de Vós:*
     fazei-nos viver e invocaremos o vosso nome.
20Senhor Deus dos Exércitos, fazei-nos voltar,*
     iluminai o vosso rosto e seremos salvos.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 1: O Primogénito de entre os mortos e Príncipe dos reis da terra fez de nós um reino para Deus seu Pai.

Antífona 2: Ele socorrerá o pobre sem auxílio e o miserável que não tem amparo.
Cântico Is 12, 1-6 
Hino da redenção 
Se alguém tem sede, venha a Mim e beba 
(Jo 7, 37)
1Dou-Vos graças, Senhor, 
porque, estando irado contra mim,*
     vossa ira se aplacou e me consolastes. 
2Deus é o meu Salvador, *  
     tenho  confiança e nada temo. 
O Senhor é a minha força e o meu louvor. *
     Ele é a minha salvação. 
3Tirareis água, com alegria, *
     das fontes da salvação. 
4E direis naquele dia: «Agradecei ao Senhor, *
     invocai o seu nome. 
Anunciai aos povos a grandeza das suas obras, *
     proclamai a todos que o seu nome é santo. 
5Cantai ao Senhor, porque Ele fez maravilhas, *
     anunciai-as em toda a terra. 
6Entoai cânticos de alegria e exultai, *
     habitantes de Sião: 
porque é grande no meio de vós *
     o Santo de Israel». 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 2: Ele socorrerá o pobre sem auxílio e o miserável que não tem amparo.

Antífona 3: Os Santos triunfam, graças ao Sangue do Cordeiro e ao testemunho que deram.
Salmo 80 (81) 
Renovação solene da aliança 
Tomai cuidado, irmãos, que nenhum de vós
tenha um coração mau e incrédulo 
(Hebr 3, 12).
2Aclamai a Deus, nossa força, *  
     aplaudi ao Deus de Jacob. 
3Entoai cânticos ao som do tamboril, *
     da cítara harmoniosa e da lira. 
4Fazei ressoar a trombeta na lua nova *
     e na lua cheia, dia da nossa festa. 
5É uma obrigação para Israel, *
     é um preceito do Deus de Jacob, 
6lei que Ele impôs a José, *
     quando saiu da terra do Egipto. 
Ouço uma língua desconhecida: * 
     7«Aliviei os teus ombros do fardo†
     e soltei as tuas mãos dos cestos. 
8Gritaste na angústia e Eu te libertei, * 
     do meio do trovão te respondi:†
     punha-te à prova junto das águas de Meriba.
9Escuta, meu povo, a minha advertência, *
     assim, Israel, Me prestes ouvidos: 
10Não terás contigo um deus alheio, *
     nem adorarás divindades estranhas. 
11Eu, o Senhor, sou o teu Deus,†
que te fiz sair da terra do Egipto.   *
     Abre a tua boca e enchê-la-ei.
12Mas o meu povo não ouviu a minha voz, *
     Israel não Me quis obedecer.
13Por isso os entreguei à dureza do seu coração *
     e eles seguiram os seus caprichos.
14Ah! se o meu povo Me escutasse, *
     se Israel seguisse os meus caminhos, 
15num instante esmagaria os seus inimigos, *
     deixaria cair a mão sobre os seus adversários. 
16Os inimigos do Senhor obedeceriam ao meu povo, *
     tal seria para sempre o seu destino.
17Alimentaria o meu povo com a flor da farinha *
     e saciá-lo-ia com o mel dos rochedos». 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 3: Os Santos triunfam, graças ao Sangue do Cordeiro e ao testemunho que deram.

Leitura Breve Hebr 13, 12-15
Para santificar o povo com o seu próprio Sangue, Jesus sofreu a morte fora das portas. Saiamos, portanto, ao seu encontro, fora do acampamento, levando a sua ignomínia. Porque não temos aqui cidade permanente, mas vamos em busca da futura. Por meio d’Ele ofereçamos a Deus continuamente um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que aclamam o seu nome.

Em vez do Responsório diz-se
Antífona: Por nosso amor, Cristo obedeceu até à morte.

Antífona Magnificat: Durante a Ceia, Jesus tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e deu-o aos seus discípulos.
A minha alma glorifica o Senhor
     e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
     de hoje em diante  
     me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
     Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
     sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço
     e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
     e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
     e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo,
     lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
     a Abraão e à sua descendência para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Antífona Magnificat: Durante a Ceia, Jesus tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e deu-o aos seus discípulos.

Preces 
Adoremos o Salvador do género humano, que, durante a última Ceia com os seus discípulos, na noite em que foi entregue, deixou à Igreja o memorial perene da sua paixão e ressurreição. Oremos dizendo: 
Santificai, Senhor, o povo que resgatastes com vosso Sangue. 
Jesus Cristo, nosso Redentor, concedei que, pela penitência, nos associemos cada vez mais plenamente à vossa paixão, 
- para alcançarmos a glória da ressurreição. 
Santificai, Senhor, o povo que resgatastes com vosso Sangue. 
Acolhei-nos sob a protecção de Maria, vossa Mãe, consoladora dos aflitos, 
- para podermos confortar os tristes com o mesmo auxílio que de Vós recebemos. 
Santificai, Senhor, o povo que resgatastes com vosso Sangue. 
Concedei-nos a graça de tomar parte na vossa paixão por meio dos sofrimentos da vida, 
- para que também em nós se manifeste a vossa salvação. 
Santificai, Senhor, o povo que resgatastes com vosso Sangue. 
Jesus Cristo, nosso Redentor que, haveis restituído a saúde aos doentes
- concedei a cura aos enfermos de Covid 19, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todas as vítimas mortais. 
Santificai, Senhor, o povo que resgatastes com vosso Sangue. 
Senhor Jesus Cristo, que Vos humilhastes na obediência até à morte e morte de cruz, 
- ensinai-nos a ser obedientes e a sofrer com paciência.
Santificai, Senhor, o povo que resgatastes com vosso Sangue. 
Dignai-Vos conformar os defuntos à imagem do vosso corpo glorioso 
- e tornai-nos dignos de participar um dia, com eles, na vossa glória. 
Santificai, Senhor, o povo que resgatastes com vosso Sangue. 

Pai Nosso 

Oração 
Deus de bondade infinita, que, pela unção do Espírito Santo, constituístes o vosso Filho Unigénito Messias e Senhor, concedei-nos que, participando na sua consagração, sejamos no mundo testemunhas do seu Evangelho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Sem comentários: