segunda-feira, 6 de abril de 2020


SEGUNDA-FEIRA da Semana Santa
06.Abril.2020
Hora de LAUDES

Invocação Inicial
V. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Hino
Insígnia triunfal, honrosa e santa, 
Chave do céu, penhor de eterna glória, 
Que com Jesus da terra nos levanta. 

Sacrário em que ficou viva a memória 
Do imenso amor divino onde se alcança 
De inimigos domésticos vitória. 

Sinal que após dilúvio traz bonança, 
Por quem o mundo novo é reformado 
E se converte o espanto em esperança. 

Ó Cruz, minha saudade e meu cuidado, 
Que sustentar pudeste o doce peso 
Da nossa redenção tão desejado!

Salmodia
Antífona 1: Disse Jesus: A minha alma está triste até à morte. Ficai aqui e vigiai comigo.

Salmo 41 (42) 
Sede de Deus 
Quem tem sede venha; 
quem o deseja, receba gratuitamente a água da vida (Ap 22, 17)
2Como suspira o veado pelas correntes das águas, *
     assim minha alma suspira por Vós, Senhor. 
3Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: *
     Quando irei contemplar a face de Deus?
4Dia e noite as lágrimas são o meu pão, *
     enquanto me repetem todo o dia:
«Onde está o teu Deus?». 
5A minha alma estremece ao recordar,
quando passava em cortejo para o templo do Senhor, 
entre as vozes de louvor e de alegria*
da multidão em festa. 
6Porque estás triste, minha alma, e desfaleces? *
Espera em Deus: ainda O hei-de louvar,
meu Salvador e meu Deus. 
7A minha alma está desolada: *
no vale do Jordão e do Hermon e no pequeno monte
me lembro de Vós. 
8Abismo atrai abismo no fragor das águas revoltas; *
vossas torrentes e vagas passaram sobre mim.
9De dia mande-me o Senhor a sua graça, *
de noite canto e rezo ao Deus da minha vida. 
10Digo a Deus: Sois o meu protector,
porque Vos esqueceis de mim? *
Porque hei-de andar triste sob a opressão do inimigo? 
11Quebram-se meus ossos quando os inimigos me insultam, *
ao repetirem todo o dia:
«Onde está o teu Deus?».
12Porque estás triste, minha alma, e desfaleces? *
Espera em Deus: ainda O hei-de louvar,
meu Salvador e meu Deus. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 1: Disse Jesus: A minha alma está triste até à morte. Ficai aqui e vigiai comigo. 

Antífona 2: Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo será lançado fora. 
Cântico Sir 36, 1-7.13-16 
Súplica pela cidade santa
Nisto consiste a vida eterna: 
que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro 
e Àquele que enviaste, Jesus Cristo (Jo 17, 3).
1Tende compaixão de nós, Deus do universo, *
     e mostrai-nos a luz da vossa misericórdia. 
2Infundi o vosso temor sobre todas as nações, *
     que não Vos procuram, 
para que Vos reconheçam como único Deus verdadeiro *  
     e proclamem as vossas maravilhas. 
3Levantai a vossa mão sobre os povos estrangeiros, *  
     para que vejam o vosso grande poder. 
4Assim como diante deles mostrastes em nós a vossa santidade, *  
     assim também diante de nós mostrai neles o vosso poder, 
5para reconhecerem, como nós reconhecemos, *  
     que não há outro Deus senão Vós, Senhor.
6Renovai os vossos milagres e fazei novos prodígios, * 
     7glorificai o poder do vosso braço. 
13Reuni todas as tribos de Jacob *  
     e dai-lhes de novo a herança, como no princípio.
14Tende compaixão do povo chamado pelo vosso nome, *
     de Israel que chamastes primogénito. 
15Tende misericórdia da vossa cidade santa, *  
     de Jerusalém, o lugar onde habitais. 
16Enchei Sião com a fama das vossas obras, *  
     enchei o vosso templo com a vossa glória. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 2: Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo será lançado fora. 

Antífona 3: Jesus, autor e consumador da nossa fé, suportou a cruz, desprezando a sua ignomínia, e está sentado à direita de Deus. 
Salmo 18 (19) A 
Hino ao Deus Criador 
Deus visitou-nos do alto como sol nascente… 
para dirigir os nossos passos no caminho da paz (Lc 1, 78.79) 
2Os céus proclamam a glória de Deus *   
     e o firmamento anuncia a obra das suas  mãos. 
3O dia transmite ao outro esta mensagem *  
     e a noite a dá a conhecer à outra noite. 
4Não são palavras nem linguagem, *  
     cujo sentido se não perceba. 
5O seu eco ressoou por toda a terra *
     e a sua notícia até aos confins do mundo.
6Aí levantou uma tenda para o sol, *
     donde sai como esposo de seu tálamo, †  
     a percorrer alegremente como atleta o seu caminho. 
7Parte dum extremo do céu *
     e no outro termina o seu curso: †  
     nada escapa ao seu calor. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 3: Jesus, autor e consumador da nossa fé, suportou a cruz, desprezando a sua ignomínia, e está sentado à direita de Deus. 

Leitura Breve Jer 11, 19-20 
Eu era como manso cordeiro levado ao matadouro e ignorava as maquinações que tramavam contra mim, dizendo: «Destruamos a árvore no seu vigor. Arranquemo-la da terra dos vivos, para não mais se falar no seu nome». 
Senhor do universo, que julgais com justiça e sondais os sentimentos e o coração, seja eu testemunha do castigo que haveis de aplicar-lhes, pois a Vós confio a minha causa.

Responsório Breve
V. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
V. Homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 

Antífona Benedictus: Pai justo, o mundo não Te conheceu. Mas Eu conheci-Te, porque Tu Me enviaste.
Bendito o Senhor, Deus de Israel *
     que visitou e redimiu o seu povo
e nos deu um Salvador poderoso *
     na casa de David, seu servo,
conforme prometeu pela boca dos seus santos, *
     os profetas dos tempos antigos,
para nos libertar dos nossos inimigos *
     e das mãos daqueles que nos odeiam
para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais, *
     recordando a sua sagrada aliança
e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai, *
     Que nos havia de conceder esta graça:
de O servirmos um dia, sem temor, *
     livres das mãos dos nossos inimigos,
em santidade e justiça na sua presença, *
     todos os dias da nossa vida.
E tu, Menino, serás chamado Profeta do Altíssimo, *
     porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos,
para dar a conhecer ao seu povo a salvação *
     pela remissão dos seus pecados,
graças ao coração misericordioso do nosso Deus, *
     que das alturas nos visita como Sol Nascente,
para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte *
     e dirigir os nossos passos no caminho da paz.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona Benedictus: Pai justo, o mundo não Te conheceu. Mas Eu conheci-Te, porque Tu Me enviaste.

Preces 
Oremos a Cristo nosso Salvador, que nos resgatou com a sua morte e ressurreição, e digamos: 
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que subistes a Jerusalém para sofrer a paixão e assim entrar na glória do Pai, 
- conduzi a vossa Igreja à Páscoa da eternidade. 
Vós que, levantado na cruz, quisestes ser trespassado pela lança do soldado, 
- curai as nossas feridas. 
Vós que convertestes o madeiro da cruz em árvore da vida, 
- concedei abundantemente os frutos dessa árvore aos que renasceram pelo Baptismo. 
Vós que, haveis restituído a saúde aos doentes
- concedei a cura aos enfermos de Covid 19, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todas as vítimas mortais. 
Vós que, suspenso na cruz, perdoastes ao ladrão arrependido, 
- perdoai-nos também a nós, pecadores.

Pai Nosso …

Oração
Olhai, Senhor, para a fragilidade da nossa natureza mortal e fortalecei a esperança dos vossos fiéis pelos méritos do vosso Filho Unigénito, Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Sem comentários: