quarta-feira, 8 de abril de 2020


QUARTA-FEIRA da Semana Santa
08.Abril.2020
Hora de LAUDES

Invocação Inicial
V. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Hino
Entregou-Se ao sacrifício 
O Cordeiro redentor, 
E corre sangue divino 
Das fontes da salvação, 
Onde se pode lavar 
Todo o pecado do mundo.

Cruz fiel e redentora, 
Árvore nobre, gloriosa! 
Nenhuma outra nos deu 
Tal ramagem, flor e fruto. 
Doces cravos, doce lenho, 
Doce fruto sustentais!

Árvore santa, gloriosa, 
Abranda tua dureza, 
Dobra a força dos teus ramos 
Na morte do Redentor, 
Sustenta, compadecida, 
O Corpo do Homem-Deus. 

Porto feliz preparaste 
Para o mundo naufragado 
E pagaste por inteiro 
O preço da redenção, 
Pois o sangue do Cordeiro 
Resgatou as nossas culpas.

Elevemos jubilosos 
À Santíssima Trindade 
O louvor que Lhe devemos 
Pela nossa salvação, 
Ao eterno Pai, ao Filho 
E ao Espírito de amor. Amen.

Salmodia
Antífona 1: No dia da minha tribulação recorri ao Senhor, levantei para Ele as minhas mãos. 
Salmo 76 (77) 
Evocação das maravilhas do Senhor
Atribulados em tudo, não desanimamos 
(2 Cor 4, 8)
2Suba até Deus a minha voz e clame,*
     suba a minha voz até Deus, que me há-de ouvir.
3No dia da minha tribulação recorri ao Senhor,*
     de noite, sem desfalecer ergui as minhas mãos.
     A minha alma estava inconsolável.
4Queria lembrar-me de Deus e soltava gemidos,*
     queria meditar e faltava-me o ânimo.
5Não deixei que minhas pálpebras se fechassem;*
     fiquei  perturbado, sem conseguir dizer palavra.
6Pensei nos dias de outrora,*
     queria recordar os anos distantes.
7Passei a noite a dialogar com o meu coração,*
     queria meditar e o meu espírito perguntava:
8Continuará o Senhor para sempre ausente*
     e não mais voltará a ter compaixão? 
9Acaso se esgotou de vez a sua misericórdia*
     e foi revogada a promessa de geração em geração?
10Ter-se-á Deus esquecido da sua bondade,*
     ou terá fechado com ira o seu coração?
11E eu respondo: «O que me faz sofrer*
     é que tenha mudado a dextra do Altíssimo».
12Recordarei os feitos gloriosos do Senhor,*
     quero recordar os antigos prodígios.
13Quero lembrar todas as vossas façanhas*
     e meditar nas vossas obras.
14Ó Deus, santos são os vossos caminhos.*
     Que divindade tão grande como o Senhor?
15Vós sois o Deus que realiza maravilhas,*
     que manifestou entre as nações o seu poder.
16Resgatastes o vosso povo com o vosso braço,*
     os filhos de Jacob e de José.
17Viram-Vos as águas, Senhor,*
     viram-Vos as águas e tremeram;
     até os abismos estremeciam.
18As nuvens desfizeram-se em água,*
     ressoaram as profundezas do céu,
     cruzavam-se as vossas setas.
19Como o rodar dum carro era o fragor do vosso trovão,*
     os relâmpagos iluminaram o universo,
     a terra vacilou e tremeu.
20Abristes o caminho através do mar,*
     uma rota no fundo das águas,
     e ninguém descobriu os vossos vestígios.
21Conduzistes o vosso povo como rebanho,*
     pela mão de Moisés e Aarão.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 1: No dia da minha tribulação recorri ao Senhor, levantei para Ele as minhas mãos.

Antífona 2: Se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos. 
Cântico 1 Sam 2, 1-10 
Alegria dos humildes em Deus 
Derrubou os poderosos de seus tronos 
e exaltou os humildes. 
Aos famintos encheu de bens 
(Lc 1, 52-53).
1Exulta o meu coração no Senhor,*
     no meu Deus se eleva a minha fronte. 
Abre-se a minha boca contra os inimigos,*
     porque me alegro com a vossa salvação.
2Ninguém é santo como o Senhor,*
     ninguém é forte como o nosso Deus. 
3Não multipliqueis palavras orgulhosas*
     e a vossa boca não diga insolências.
O Senhor é um Deus de sabedoria,*
     o que Ele faz está bem feito. 
4A arma dos fortes foi destruída*
     e os fracos foram revestidos de força;
5os que viviam na abundância andam em busca de pão*
     e os que tinham fome foram saciados,
a mulher estéril deu à luz muitos filhos*
     e a mãe fecunda deixou de conceber.
6É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,*
     faz-nos descer ao túmulo e de novo nos levanta;
7é o Senhor quem despoja e enriquece,*
     é o Senhor quem humilha e exalta. 
8Levanta do chão os que vivem prostrados,*
     retira da miséria os indigentes;
fá-los sentar entre os príncipes*
     e destina-lhes um lugar de honra.
Ao Senhor pertencem as colunas da terra*
     e sobre elas assentou o universo.
9Ele vela os passos dos seus amigos,*
     enquanto os ímpios desaparecem nas trevas.
O homem não triunfa pela própria força,*
     10os rivais do Senhor serão vencidos.
O Altíssimo fará soar o trovão nos céus,*
     o Senhor julgará os confins da terra.
O Senhor dará força ao seu Rei*
     e exaltará o poder do seu Ungido.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 2: Se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos.

Antífona 3: Cristo tornou-Se para nós sabedoria e justiça, santidade e redenção. 
Salmo 96 (97)
O Senhor, Rei do universo
Este salmo canta a salvação do mundo 
e a conversão de todos os povos
(S. Atanásio) 
1O Senhor é rei: exulte a terra,*
     rejubile a multidão das ilhas. 
2Ao seu redor, nuvens e trevas;*
     a justiça e o direito são a base do seu trono.
3O fogo avança diante d’Ele*
     e devora em redor os seus inimigos. 
4Os seus relâmpagos iluminam o mundo,*
     a terra vê-os e estremece.
5Derretem-se os montes como cera,*
     diante do Senhor de toda a terra.
6Os céus proclamam a sua justiça*
     e todos os povos contemplam a sua glória.
7São confundidos os que adoram imagens
e se vangloriam em seus ídolos:*
     todos os deuses se prostram diante do Senhor.
8Sião ouve e alegra-se
e exultam as cidades de Judá,*
     por causa dos vossos juízos, Senhor.
9Vós, Senhor, sois o Altíssimo sobre toda a terra,*
estais acima de todos os deuses.
10O Senhor ama os que detestam o mal,*
guarda as almas dos seus fiéis,
     livra-os da mão dos ímpios.
11A luz resplandece para os justos*
     e a alegria para os corações rectos.
12Alegrai-vos, ó justos, no Senhor*
     e louvai o seu nome santo.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 3: Cristo tornou-Se para nós sabedoria e justiça, santidade e redenção. 

Leitura Breve Zac Is 50, 5-7
O Senhor Deus abriu-me os ouvidos e eu não resisti nem recuei um passo. Apresentei as costas aos que me batiam e as faces aos que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos que me ultrajavam e cuspiam. Mas o Senhor veio em meu auxílio, e por isso não fiquei envergonhado: tornei o meu rosto duro como pedra e sei que não ficarei desiludido.

Responsório Breve
V. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
V. Homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 

Antífona Benedictus: O Sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Deus como vítima sem mancha, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo.
Bendito o Senhor, Deus de Israel *
     que visitou e redimiu o seu povo
e nos deu um Salvador poderoso *
     na casa de David, seu servo,
conforme prometeu pela boca dos seus santos, *
     os profetas dos tempos antigos,
para nos libertar dos nossos inimigos *
     e das mãos daqueles que nos odeiam
para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais, *
     recordando a sua sagrada aliança
e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai, *
     Que nos havia de conceder esta graça:
de O servirmos um dia, sem temor, *
     livres das mãos dos nossos inimigos,
em santidade e justiça na sua presença, *
     todos os dias da nossa vida.
E tu, Menino, serás chamado Profeta do Altíssimo, *
     porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos,
para dar a conhecer ao seu povo a salvação *
     pela remissão dos seus pecados,
graças ao coração misericordioso do nosso Deus, *
     que das alturas nos visita como Sol Nascente,
para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte *
     e dirigir os nossos passos no caminho da paz.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona Benedictus: O Sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Deus como vítima sem mancha, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo.

Preces 
Oremos a Cristo nosso Salvador, que nos resgatou com a sua morte e ressurreição, e digamos: 
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que subistes a Jerusalém para sofrer a paixão e assim entrar na glória do Pai, 
- conduzi a vossa Igreja à Páscoa da eternidade. 
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que, levantado na cruz, quisestes ser trespassado pela lança do soldado, 
- curai as nossas feridas. 
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que convertestes o madeiro da cruz em árvore da vida, 
- concedei abundantemente os frutos dessa árvore aos que renasceram pelo Baptismo. 
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que, haveis restituído a saúde aos doentes
- concedei a cura aos enfermos de Covid 19, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todas as vítimas mortais. 
Senhor, tende piedade de nós.
Vós que, suspenso na cruz, perdoastes ao ladrão arrependido, 
- perdoai-nos também a nós, pecadores.
Senhor, tende piedade de nós. 

Pai Nosso …

Oração
Senhor nosso Deus, que, para nos libertar do poder do inimigo, quisestes que o vosso Filho sofresse o suplício da cruz, concedei aos vossos servos a graça da ressurreição. Por Nosso Senhor.

Sem comentários: