terça-feira, 7 de abril de 2020


TERÇA-FEIRA da Semana Santa
07.Abril.2020
Hora de LAUDES

Invocação Inicial
V. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Hino
Divinas mãos e pés, peito rasgado, 
Chagas em brandas carnes imprimidas, 
Meu Deus, que por salvar almas perdidas, 
Por elas quereis ser crucificado.

Outra fé, outro amor, outro cuidado, 
Outras dores às vossas são devidas, 
Outros corações limpos, outras vidas, 
Outro querer no vosso transformado. 

Em Vós se encerrou toda a piedade, 
Ficou no mundo só toda a crueza; 
Por isso cada um deu do que tinha. 

Claros sinais de amor, ah saudade! 
Minha consolação, minha firmeza, 
Chagas de meu Senhor, redenção minha!

Salmodia
Antífona 1: Defendei, Senhor, a minha causa, livrai-me do homem desleal e perverso. 
Salmo 42 (43) 
Saudades do templo
Eu vim ao mundo como luz dos homens 
(cf. Jo 12, 46)
1Fazei-me justiça, meu Deus,*
     defendei a minha causa contra a gente sem piedade,
     livrai-me do homem desleal e perverso. 
2Vós, ó Deus, sois o meu refúgio:*
     Porque me abandonastes?
     Porque hei-de andar triste, sob a opressão do inimigo?
3Enviai a vossa luz e verdade,*
     sejam elas o meu guia e me conduzam  
     à vossa montanha santa e ao vosso santuário. 
4E eu irei ao altar de Deus,*  
     a Deus que é a minha alegria.
     Ao som da cítara Vos louvarei, Senhor meu Deus. 
5Porque estás triste, minha alma, e desfaleces?*
     Espera em Deus: ainda O hei-de louvar,
     meu Salvador e meu Deus. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 1: Defendei, Senhor, a minha causa, livrai-me do homem desleal e perverso. 

Antífona 2: Defendestes, Senhor, a minha causa. Salvastes-me a vida, Senhor meu Deus.
Cântico Is 38, 10-14.17-20
Angústias dum moribundo, alegria da cura 
Eu sou o que vive e estava morto… 
E tenho as chaves da morte
(Ap 1, 17.18).
10Eu disse: «Em meio da vida,  
vou descer às portas da morte,* 
      privado do resto dos meus anos». 
11Eu disse: «Não mais verei o Senhor na terra dos vivos
 não verei mais ninguém*  
     entre os habitantes do mundo».
12Para longe de mim foi arrancada a minha morada,*
     como tenda de pastores. 
Como tecelão, eu tecia a minha vida,*
     mas cortaram-me a trama.
De manhã até à noite*
     sou consumido.
13Grito até ao amanhecer,*
     como um leão que dilacera os meus ossos;
De manhã até à noite*
     sou consumido.
14Grito como a andorinha*
     e gemo como a pomba. 
Cansam-se meus olhos de olhar para o alto.*
     Socorrei-me, Senhor. 
17Preservastes a minha alma da corrupção da morte,*
     perdoastes todos os meus pecados.
18Nem a morada dos mortos Vos louvará,*
     nem a morte Vos dará glória. 
Para quem desce ao túmulo,*
     acaba a esperança na vossa fidelidade.
19Só os vivos podem louvar-Vos,*
     como eu Vos louvo hoje. 
O pai dará a conhecer aos seus filhos*
     a vossa fidelidade. 
20Senhor, vinde em meu auxílio,*
     e cantaremos nossos salmos, 
todos os dias da nossa vida,*
     no templo do Senhor.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 2: Defendestes, Senhor, a minha causa. Salvastes-me a vida, Senhor meu Deus.

Antífona 3: O meu servo justificará as multidões, tomando sobre si as iniquidades dos homens.
Salmo 64 (65) 
Acção de graças pelos benefícios da terra 
Sião significa a cidade celeste 
(Orígenes)
2A Vós, ó Deus, é devido louvor em Sião,*
     a Vós se cumprem os votos em Jerusalém. 
3A Vós que atendeis as preces*
     acorre todo o homem por causa da sua iniquidade. 
4Oprime-nos o peso das nossas faltas,*
     e Vós no-las perdoais. 
5Feliz daquele que escolheis e chamais,*
     para habitar em vossos átrios. 
Seremos saciados dos bens da vossa casa,*
     da santidade do vosso tabernáculo. 
6Vós nos ouvis com prodígios de justiça,
ó Deus, nosso Salvador,*
     esperança dos confins da terra e dos mares distantes. 
7Dais firmeza às montanhas com o vosso poder,*
     revestido de omnipotência. 
8Acalmais o frémito dos mares,*
     a fúria das ondas e o tumulto das nações.
9Com os vossos prodígios, atemorizais os povos distantes *
     e do Oriente ao Ocidente fazeis brotar a alegria.
10Visitastes a terra e a regastes,*
     enchendo-a de fertilidade. 
As fontes do céu transbordam em água*
     e fazeis brotar o trigo.
     Assim preparais a terra. 
11Regais os seus sulcos e aplanais as leivas,*
     Vós a inundais de chuva e abençoais as sementes.
12Coroastes o ano com os vossos benefícios,*
     por onde passastes brotou a abundância. 
13Vicejam as pastagens do deserto*
     e os outeiros vestem-se de festa. 
14Os prados cobrem-se de rebanhos*
     e os vales enchem-se de trigo.
     Tudo canta e grita de alegria.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 3: O meu servo justificará as multidões, tomando sobre si as iniquidades dos homens.

Leitura Breve Zac 12, 10-11a
Derramarei sobre a casa de David e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração, e eles voltarão os olhos para aquele a quem trespassaram. Lamentar-se-ão por ele como se lamenta um filho único, hão-de chorá-lo como se chora a morte do primogénito.  Naquele dia, haverá um grande pranto em Jerusalém.

Responsório Breve
V. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
V. Homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue.

Antífona Benedictus: Glorifica-Me, Pai, com a glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Bendito o Senhor, Deus de Israel *
     que visitou e redimiu o seu povo
e nos deu um Salvador poderoso *
     na casa de David, seu servo,
conforme prometeu pela boca dos seus santos, *
     os profetas dos tempos antigos,
para nos libertar dos nossos inimigos *
     e das mãos daqueles que nos odeiam
para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais, *
     recordando a sua sagrada aliança
e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai, *
     Que nos havia de conceder esta graça:
de O servirmos um dia, sem temor, *
     livres das mãos dos nossos inimigos,
em santidade e justiça na sua presença, *
     todos os dias da nossa vida.
E tu, Menino, serás chamado Profeta do Altíssimo, *
     porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos,
para dar a conhecer ao seu povo a salvação *
     pela remissão dos seus pecados,
graças ao coração misericordioso do nosso Deus, *
     que das alturas nos visita como Sol Nascente,
para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte *
     e dirigir os nossos passos no caminho da paz.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona Benedictus: Glorifica-Me, Pai, com a glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

Preces 
Oremos a Cristo nosso Salvador, que nos resgatou com a sua morte e ressurreição, e digamos:
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que subistes a Jerusalém para sofrer a paixão e assim entrar na glória do Pai, 
- conduzi a vossa Igreja à Páscoa da eternidade. 
Vós que, levantado na cruz, quisestes ser trespassado pela lança do soldado, 
- curai as nossas feridas. 
Vós que convertestes o madeiro da cruz em árvore da vida, 
- concedei abundantemente os frutos dessa árvore aos que renasceram pelo Baptismo. 
Vós que, haveis restituído a saúde aos doentes
- concedei a cura aos enfermos de Covid 19, força aos que trabalham na saúde, conforto às famílias e a salvação a todas as vítimas mortais. 
Vós que, suspenso na cruz, perdoastes ao ladrão arrependido, 
- perdoai-nos também a nós, pecadores.

Pai Nosso …

Oração
Deus eterno e omnipotente, concedei-nos a graça de celebrar dignamente os mistérios da paixão do Senhor, para merecermos alcançar o seu perdão.  Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Sem comentários: