quinta-feira, 9 de abril de 2020


QUINTA-FEIRA da Semana Santa
09.Abril.2020
Hora de LAUDES

Invocação Inicial
V. Deus, vinde em nosso auxílio.
R. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Hino
Canta, língua gloriosa, 
O combate singular 
Em que o Salvador do mundo, 
Pregado na dura cruz, 
Com o preço do seu sangue 
Resgatou a humanidade.

Como Adão no Paraíso 
Comeu o vedado pomo, 
Assim o Criador do mundo 
Decretou, compadecido, 
Que uma árvore nos desse 
O que na outra perdemos.

Deus quis vencer o inimigo 
Com as suas próprias armas; 
A Sabedoria aceitou 
O tremendo desafio, 
E onde nascera a morte 
Brotou a fonte da vida.

Mandou o Senhor aos homens, 
Na plenitude dos tempos, 
Deus de Deus, seu próprio Filho, 
Que do Céu baixou à terra 
E que no seio da Virgem 
Tomou um corpo mortal.

Ao chegar a sua hora 
O Homem-Deus percorreu 
O caminho do Calvário 
Como inocente cordeiro, 
Pois Ele viera ao mundo 
Para morrer numa cruz.

Elevemos jubilosos
À Santíssima Trindade 
O louvor que lhe devemos 
Pela nossa salvação, 
Ao Eterno Pai, ao Filho 
E ao Espírito de amor. 
Amen.

Salmodia
Antífona 1: Atendei, Senhor, e vede como estou atribulado. Vinde depressa socorrer-me. 
Salmo 79 (80) 
A renovação da vinha devastada 
Vinde, Senhor Jesus 
(Ap 2 2, 20)
2Pastor de Israel, escutai, *
     Vós que conduzis José como um rebanho. 
Vós que estais sobre os Querubins aparecei,*
     3à frente de Efraim, Benjamim e Manassés. 
Despertai o vosso poder*
     e vinde em nosso auxílio. 
4Ó Deus, fazei-nos voltar,*
     iluminai o vosso rosto e seremos salvos.
5Senhor Deus dos Exércitos,*
     até quando ardereis em cólera, 
     apesar da oração do vosso povo? 
6Destes-nos a comer o pão das lágrimas*
     e a beber copioso pranto.
7Fizestes de nós objecto de contenda entre vizinhos*
     e os inimigos zombam de nós. 
8Deus dos Exércitos, fazei-nos voltar,*
     iluminai o vosso rosto e seremos salvos.
9Arrancastes uma videira do Egipto,*
     expulsastes as nações para a transplantar.
10Preparastes-lhe o terreno;*
     ela deitou raízes e encheu a terra.
11A sua sombra cobriu os montes*
     e os seus ramos os cedros de Deus.
12Estendia até ao mar as suas vergônteas*
     e até ao rio os seus rebentos. 
13Porque lhe destruístes a vedação,*
     de modo que a vindime quem quer
     que passe pelo caminho?
14Devastou-a o javali da selva*
     e serviu de pasto aos animais do campo.
15Deus dos Exércitos, vinde de novo,*
     olhai dos céus e vede, visitai esta vinha.
16Protegei a cepa que a vossa mão direita plantou,*
     o rebento que fortalecestes para Vós.
17Pereçam diante da vossa face ameaçadora*
     aqueles que lhe deitaram fogo e a devastaram.
18Estendei a mão sobre o homem que escolhestes,*      
     sobre o filho do homem que para Vós criastes.
19E não mais nos apartaremos de Vós:*
     fazei-nos viver e invocaremos o vosso nome.
20Senhor Deus dos Exércitos, fazei-nos voltar,*
     iluminai o vosso rosto e seremos salvos. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 1: Atendei, Senhor, e vede como estou atribulado. Vinde depressa socorrer-me. 

Antífona 2: Deus é o meu Salvador. Tenho confiança e nada temo. 
Cântico Is 12, 1-6 
Hino da redenção 
Se alguém tem sede, venha a Mim e beba 
(Jo 7, 37).
1Dou-Vos graças, Senhor, porque, estando irado contra mim,*
     vossa ira se aplacou e me consolastes. 
2Deus é o meu Salvador,*
     tenho  confiança e nada temo.
O Senhor é a minha força e o meu louvor.*
     Ele é a minha salvação. 
3Tirareis água, com alegria,*
     das fontes da salvação. 
4E direis naquele dia: «Agradecei ao Senhor,*
     invocai o seu nome. 
Anunciai aos povos a grandeza das suas obras,*
     proclamai a todos que o seu nome é santo.
5Cantai ao Senhor, porque Ele fez maravilhas,*
     anunciai-as em toda a terra.
6Entoai cânticos de alegria e exultai,*
     habitantes de Sião: 
porque é grande no meio de vós*
     o Santo de Israel».
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 2: Deus é o meu Salvador. Tenho confiança e nada temo. 

Antífona 3: O Senhor alimentou-nos com a flor da farinha e saciou-nos com o mel dos rochedos. 
Salmo 80 (81) 
Renovação solene da aliança 
Tomai cuidado, irmãos, que nenhum de vós 
tenha um coração mau e incrédulo 
(Hebr 3, 12).
2Aclamai a Deus, nossa força,*
     aplaudi ao Deus de Jacob.
3Entoai cânticos ao som do tamboril,*
     da cítara harmoniosa e da lira.
4Fazei ressoar a trombeta na lua nova*
     e na lua cheia, dia da nossa festa.
5É uma obrigação para Israel,*
     é um preceito do Deus de Jacob, 
6lei que Ele impôs a José,*
     quando saiu da terra do Egipto.
Ouço uma língua desconhecida:*
     7«Aliviei os teus ombros do fardo
     soltei as tuas mãos dos cestos. 
8Gritaste na angústia e Eu te libertei,*
     do meio do trovão te respondi:
     punha-te à prova junto das águas de Meriba.
9Escuta, meu povo, a minha advertência,*
     assim, Israel, Me prestes ouvidos:
10Não terás contigo um deus alheio,*
     nem adorarás divindades estranhas.
11Eu, o Senhor, sou o teu Deus,
que te fiz sair da terra do Egipto.*
     Abre a tua boca e enchê-la-ei. 
12Mas o meu povo não ouviu a minha voz,*
     Israel não Me quis obedecer. 
13Por isso os entreguei à dureza do seu coração*
     e eles seguiram os seus caprichos.
14Ah! se o meu povo Me escutasse,*
     se Israel seguisse os meus caminhos,
15num instante esmagaria os seus inimigos,*
     deixaria cair a mão sobre os seus adversários.
16Os inimigos do Senhor obedeceriam ao meu povo,*
     tal seria para sempre o seu destino.
17Alimentaria o meu povo com a flor da farinha*
     e saciá-lo-ia com o mel dos rochedos».
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona 3: O Senhor alimentou-nos com a flor da farinha e saciou-nos com o mel dos rochedos. 

Leitura Breve Hebr 2, 9b-10
Vemos Jesus coroado de glória e de honra por causa da morte que sofreu, pois era necessário que, pela graça de Deus, experimentasse a morte em proveito de todos. Convinha, na verdade, que Deus, origem e fim de todas as coisas, querendo conduzir para a sua glória um grande número de filhos, levasse à glória perfeita, pelo sofrimento, o Autor da salvação.

Responsório Breve
V. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
V. Homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Vós nos resgatastes, Senhor, com o vosso Sangue. 

Antífona Benedictus: Desejei ardentemente comer esta Páscoa convosco, antes de padecer.
Bendito o Senhor, Deus de Israel *
      que visitou e redimiu o seu povo
e nos deu um Salvador poderoso *
     na casa de David, seu servo,
conforme prometeu pela boca dos seus santos, *
     os profetas dos tempos antigos,
para nos libertar dos nossos inimigos *
     e das mãos daqueles que nos odeiam
para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais, *
     recordando a sua sagrada aliança
e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai, *
     Que nos havia de conceder esta graça:
de O servirmos um dia, sem temor, *
     livres das mãos dos nossos inimigos,
em santidade e justiça na sua presença, *
     todos os dias da nossa vida.
E tu, Menino, serás chamado Profeta do Altíssimo, *
     porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos,
para dar a conhecer ao seu povo a salvação *
     pela remissão dos seus pecados,
graças ao coração misericordioso do nosso Deus, *
     que das alturas nos visita como Sol Nascente,
para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte *
     e dirigir os nossos passos no caminho da paz.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo,
     como era no princípio, agora e sempre. Amen.
Antífona Benedictus: Desejei ardentemente comer esta Páscoa convosco, antes de padecer.

Preces 
Oremos a Cristo nosso Salvador, que nos resgatou com a sua morte e ressurreição, 
digamos: 
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que subistes a Jerusalém para sofrer a paixão e assim entrar na glória do Pai, 
- conduzi a vossa Igreja à Páscoa da eternidade. 
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que, levantado na cruz, quisestes ser trespassado pela lança do soldado, 
- curai as nossas feridas. 
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que convertestes o madeiro da cruz em árvore da vida, 
- concedei abundantemente os frutos dessa árvore aos que renasceram pelo Baptismo. 
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que, haveis restituído a saúde aos doentes
- concedei a cura aos enfermos de Covid 19, força aos que trabalham na saúde, conforto à
famílias e a salvação a todas as vítimas mortais. 
Senhor, tende piedade de nós. 
Vós que, suspenso na cruz, perdoastes ao ladrão arrependido, 
- perdoai-nos também a nós, pecadores.
Senhor, tende piedade de nós. 

Pai Nosso …

Oração
Senhor, que sois a vida e salvação daqueles que Vos amam, multiplicai sobre nós os dons da vossa graça, de modo que, recebendo os frutos da redenção que a morte de vosso Filho nos fez esperar, mereçamos tomar parte na glória da sua ressurreição. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Sem comentários: