domingo, 24 de janeiro de 2021

Com CRISTO ORANTE, 

confinados no Monte Tabor

24.Janeiro.2021 - 2º Dia

Domingo é o Dia do Senhor. É dia da comunidade crente se juntar à volta do Altar para partilhar a Palavra e o Pão Eucarístico. Para celebrar o Senhor Ressuscitado Fonte de Vida, Perdão e Esperança.

Na impossibilidade de o fazermos na forma habitual e com a comunidade cristã a que pertencemos, façamo-lo em Igreja Doméstica.

Preparemos em nossa casa um “altar”, onde estejam uma vela para nos recordar que o Senhor Jesus é Luz que ilumina e dá sentido às nossas vidas, uma jarra de flores frescas como sinal da alegria esperançosa e renovada da madrugada do primeiro dia da Semana, o Domingo de Páscoa e uma Bíblia pois, por ela o Senhor nos fala com vista a renovar-nos e a restaurar em nós a Sua imagem e Semelhança. Além do mais, este é o Domingo da Palavra e no Monte da Transfiguração, do meio da nuvem luminosa ouviu-se a voz do Pai que referindo-se a Jesus diz: “Este é o meu filho muito amado, escutai-O”.

Preparemos em nossa casa o nosso Tabor, contemplemos o Senhor Jesus Transfigurado, deixemo-nos envolver pelo Espírito Santo para que reze em nós e a acolhamos gozosamente o Vontade de Deus Pai escutado as Palavras de Vida eterna do Seu Filho Jesus.

Quando todos estivermos reunidos, no mesmo lugar, podemos cantar.


1. Palavra do Senhor: Luz dos meus caminhos!

    Palavra da Salvação: Guia dos meus passos.

Palavra do Senhor, Palavra da Salvação.

Palavra do Senhor, Palavra da Salvação.

2. Palavra do Senhor: Pão da minha fome!

    Palavra da Salvação: Fonte de água viva.


Em seguida, proclamamos os textos da Sagrada Escritura, correspondentes a este III Domingo do Tempo Comum, previamente distribuídos entre os presentes. E concluímos esta subida ao Monte da transfiguração em que fomos envolvidos pela nuvem luminosa e escutamos a Palavra do muito amado Filho de Deus Pai, rezando em conjunto a oração conclusiva que procura ser uma síntese dos textos deste Domingo. Se depois do Evangelho e antes da oração conclusiva, reservarmos um momento para partilhar espontaneamente o que o Espirito Santo semeou no nosso coração a partir da Palavra, hoje, proclamada e escutada, será muito enriquecedor.


Leitura da Profecia de Jonas

(Jonas 3, 1-5.10)

A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a atravessar. Jonas entrou na cidade, caminhou durante um dia e começou a pregar, dizendo: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de saco, desde o maior ao mais pequeno. Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou.

Palavra do Senhor.


Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. 4a)

Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.

    Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,

    ensinai-me as vossas veredas.

    Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,

    porque Vós sois Deus, meu Salvador.

Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.

    Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias

    e das vossas graças, que são eternas.

    Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,

    por causa da vossa bondade, Senhor.

Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.

    O Senhor é bom e recto,

    ensina o caminho aos pecadores.

    Orienta os humildes na justiça

    e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.

Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.


Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios

(1 Cor 7, 29-31)

O que tenho a dizer-vos, irmãos, é que o tempo é breve. Doravante, os que têm esposas procedam como se as não tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que andam alegres, como se não andassem; os que compram, como se não possuíssem; os que utilizam este mundo, como se realmente não o utilizassem. De facto, o cenário deste mundo é passageiro.

Palavra do Senhor.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

(Mc 1, 14-20)

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.

Palavra da salvação.

Senhor, por Vossa Bondade, Misericórdia e Graça

que são eternas,

ensinai-nos, os vossos caminhos,

para que nos levantemos, 

despojemos das obras das trevas

e revistamos das armas da Luz.

Pois o tempo é breve, este mundo é passageiro

e o Vosso Reino já está entre nós.

Abri os nossos corações e a nossa vida

ao Evangelho proclamado pelo Vosso Filho Jesus

para que nos arrependamos e mude de vida.

Enviai, em auxílio da nossa fraqueza, o Vosso Espírito de amor,

deixemos tudo o que de Vós nos afasta,

siga o Vosso muito amado Filho Jesus

e, verdadeiramente, nos tornemos Seus discípulos.

Ámen.

Sem comentários: