terça-feira, 14 de maio de 2019


Em Maio, como MARIA 
«discípulos missionários»
14 de Maio
Venerando a memória da Virgem Maria,
Mãe da divina graça,
exultemos de alegria no Senhor. Aleluia.

“Olhemos para Maria; ela é a figura mais perfeita da semelhança com Cristo. Ela é o «tipo». Ela é a imagem que, melhor do que qualquer outra, reflecte o Senhor; … . Como é suave, como é consolador ter Maria — a sua imagem, a sua recordação, a sua doçura, a sua humanidade, a sua pureza e a sua grandeza — diante de nós, que queremos caminhar seguindo os passos do Senhor! Como sentimos bem perto de nós o Evangelho, nas virtudes que Maria personifica e irradia, com humano e sobre-humano esplendor! E como se desvaneceria em nós, se fosse necessário, o temor de que, dando à nossa espiritualidade esta nota de devoção mariana, a nossa religiosidade, a nossa visão da vida e a nossa energia moral se pudessem tornar lânguidas, efeminadas e quase infantis, quando, ao dirigirmo-nos a Ela, poetisa e profetisa da Redenção, ouvimos dos seus lábios evangélicos o hino mais forte e inovador que jamais foi entoado, o Magnificat; é ela que revela o desígnio transformador da economia cristã, o resultado histórico e social, que continua a haurir do cristianismo a sua origem e a sua força. «Deus, canta ela, dispersou os soberbos, com os desígnios que eles conceberam... derrubou os príncipes dos tronos e exaltou os humildes» (Lc 1, 51-52).
E, aqui, ela, Nossa Senhora, abre-nos o segundo caminho para chegar à nossa salvação, em Cristo Senhor: a sua protecção. Ela é a nossa aliada, a nossa advogada. Ela é a confiança dos pobres, dos humildes e dos que sofrem. Ela é, enfim, «o refúgio dos pecadores». Ela tem a missão de piedade, de bondade e de intercessão em favor de todos. Ela é a consoladora de todas as nossas dores. Ela ensina-nos a sermos bons, a sermos fortes, a sermos piedosos, para com todos. Ela é a Rainha da Paz. Ela é a Mãe da Igreja”.
Beato Paulo VI, «Homilia» na Peregrinação ao Santuário Mariano de Nossa Senhora de Bonária na Ilha da Sardenha, 24 de Abril de 1970

Deus Vos salve, Rainha dos Céus,
Deus Vos salve, Senhora dos Anjos,
Deus Vos salve, Raiz e Porta
por onde veio a luz ao mundo.
Alegrai-Vos, ó Virgem gloriosa,
a mais bela entre todas as mulheres.
Santa Mãe de Deus, intercedei por nós,
diante do vosso Filho.

Sem comentários: