quinta-feira, 22 de maio de 2008

«Eu olho para Ele e Ele olha para mim»
Estando calmos e silenciosos, diante de Jesus sacramentado, compreendem-se os seus desejos a nosso respeito, põem-se de parte os nossos projectos para dar lugar aos de Cristo, a luz de Deus penetra, pouco a pouco, no coração, e cura-o.Mas o que é que significa, concretamente, fazer contemplação eucarística? Em si mesma, a contemplação eucarística não é senão a capacidade, ou melhor, a dádiva de saber estabelecer um contacto de coração a coração com Jesus presente realmente na Hóstia e, através d’Ele, elevar-se até ao Pai no Espírito Santo. E tudo isto o mais possível no silêncio, quer exterior quer interior.
Para São Boaventura contemplar significa «Um olhar afectivo para com Deus». Fazia por isso uma óptima contemplação aquele camponês da paróquia de Ars que passava horas e horas imóvel, na Igreja, com o olhar fixo no sacrário e que, interrogado pelo Santo Cura d’Ars por que fazia aquilo o dia inteiro, respondeu: «Eu olho para Ele e Ele olha para mim!»

Na contemplação são sempre dois olhares que se encontram, o nosso olhar para Deus e o olhar de Deus para nós. Se por vezes o nosso olhar se abaixa e cessa, o de Deus esse não cessa.

(cf. RANIERO CANTALAMESSA, "A Eucaristia nossa Santificação", Paulus, Apelação, 2005, pgs. 88 a 90)

Sem comentários: