domingo, 4 de maio de 2008

Ascensão do Senhor
“…elevou-Se à vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos.” (Actos 1, 9) O que significa proclamar que Jesus «foi elevado ao céu»? A resposta está no Credo: «Subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai». Que Cristo tenha subido ao Céu significa que «está sentado à direita do Pai», isto é, que também como homem entrou no mundo de Deus; que foi constituído, como diz São Paulo (Ef 1, 22), Senhor e Cabeça de todas as coisas. No nosso caso, «ir para o Céu» ou «para o Paraíso» significa ir para estar «com Cristo» (Fil 1, 23). O nosso verdadeiro céu é Cristo Ressuscitado, com quem iremos encontrar-nos e formar um «corpo» depois de nossa ressurreição, e de modo provisório e imperfeito imediatamente depois da morte. Objecta-se às vezes que, ninguém voltou do além para nos assegurar que ele existe de verdade e que não se trata de uma piedosa ilusão. Não é verdade! Há alguém que a cada dia, na Eucaristia, volta do além para nos dar garantias e renovar as suas promessas, se soubermos reconhecê-lO.
As palavras do anjo,
«Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Céu?» (Actos 1, 11), contêm também uma reprovação velada: não devemos ficar olhando para o Céu a especular sobre o além, mas viver à espera do regresso [de Jesus], continuar a Sua missão, levar o Seu Evangelho até os confins da terra, melhorar a própria vida na terra. Ele subiu ao Céu, mas sem deixar a terra. Só saiu de nosso campo visual. Ele mesmo nos assegura: «Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo» (Mt 28, 20). cf. P. Raniero Cantalamessa OFCap.

Sem comentários: