terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

REZAR COM OS SALMOS...
Salmo 141 (142)

Sentido Actual
Os Padres da Igreja meditaram este lamento do salmista à luz do mistério pascal de Cristo. «Tudo o que descreve o salmo (141) se realizou no Senhor durante a sua paixão», escreve Santo Hilário, Bispo de Poitiers.
A alusão aos laços que os perseguidores armaram a este homem na senda que ia trilhando, a referência à sepultura a que o salmista chama prisão e à exaltação na terra dos vivos, símbolo da ressurreição e ascensão ao céu, fazem deste poema uma profecia do mistério pascal, muito próprio para iniciar a celebração do dia do Senhor, como salmo pascal e dominical.
Cristo, perseguido e crucificado, ora ao Pai, pondo diante d'Ele a sua aflição e descobrindo-Lhe a sua angústia, e Deus tira-O da prisão do túmulo e dá-Lhe em herança a terra dos vivos. Ele ora em nós e connosco, os justos que O aclamam pelo bem que nos fez, e que se reúnem, à sua volta, cada domingo. Por outro lado, nós cantamos-Lhe este salmo, dando graças ao seu nome e dirigindo-Lhe a nossa súplica, a Ele que é O nosso refúgio e o nosso abrigo.

Salmo 141 (142)
2 Em alta voz clamo ao Senhor, *
em alta voz imploro o Senhor.
3 Ponho diante d’Ele a minha aflição, *
diante d’Ele descubro a minha angústia.
4 Quando me desfalece o ânimo, *
Vós conheceis o meu caminho.
Na senda que vou trilhando *
esconderam um laço.
5 Olhai à direita, e vede: *
não há quem se interesse por mim.
Não encontro refúgio, *
não há quem olhe pela minha vida.
6 Clamei por Vós, Senhor; *
disse: Sois o meu abrigo, a minha herança na terra dos vivos.
7 Atendei o meu clamor: *
estou reduzido à miséria.
Livrai-me dos meus perseguidores: *
eles são mais fortes do que eu.
8 Tirai-me desta prisão *
e darei graças ao vosso nome.
Os justos hão-de rodear-me, *
pelo bem que me fizestes.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, *
como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

Oração Sálmica
Senhor, nosso refúgio na tribulação, atendei a voz da nossa súplica e completai em nós o que falta à paixão de Cristo, a fim de alcançarmos a herança celeste na terra dos vivos e darmos graças ao vosso nome. Por Nosso Senhor…

Sem comentários: