domingo, 12 de abril de 2009

TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO
«A fé dos Apóstolos em Jesus, o Messias esperado, tinha sido posta a uma prova duríssima pelo escândalo da cruz. Durante a sua prisão, condenação e morte, tinham-se dispersado, mas agora achavam-se novamente juntos, perplexos e desorientados. Mas o Ressuscitado faz-se presente diante da sua incrédula sede de certezas. Aquele encontro não foi um sonho, nem uma ilusão ou imaginação subjectiva; foi uma experiência verdadeira, apesar de inesperada e, precisamente por isto, particularmente comovedora. “Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: ‘A paz esteja convosco! ’ ”(Jo 20,19). Diante daquelas palavras, a fé quase apagada nos seus corações reacende-se. Os Apóstolos referiram a Tomé, ausente naquele primeiro encontro extraordinário, "Sim, o Senhor cumpriu aquilo que tinha anunciado; ressuscitou realmente; nós vimo-lo e tocámo-lo!" Tomé, porém, permaneceu duvidoso e perplexo. Quando, oito dias depois, Jesus veio pela segunda vez no Cenáculo, disse-lhe: “Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé”. A resposta do Apóstolo é uma profissão de fé comovedora: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20, 27-28)(Bento XVI 08/04/2007) «A tarefa do discípulo é testemunhar a morte e a ressurreição do seu Mestre e da sua vida nova. Por isso Jesus convida o seu amigo incrédulo a “tocá-lo”: quer torná-lo testemunha directa da sua ressurreição". (Bento XVI 08/04/2007)
E ainda hoje, o Ressuscitado, nos convida a encontrá-l’O e tocar-l’O, pois quer tornar-nos testemunhas da Sua Ressurreição. Convida-nos igualmente a que nos deixemos tocar por Ele, pelo Seu Amor, pela Sua Graça, pela Sua força. E depois deste toque transformante de Amor, amparados pela força do Espírito Santo, não podemos deixar de ser Suas testemunhas… não podemos deixar de anunciar aos outros, pela PALAVRA e pela VIDA, “Vimos o Senhor!” (Jo 20, 25). Milhões de homens e mulheres, aos longo dos últimos 2000 anos deixaram-se tocar pela Sua Graça e pelo Seu Amor e por isso não puderam mais viver sem Ele, sem ser Suas testemunhas da Sua Ressurreição. Como eles, façamos também nós esta experiência de encontro com o Ressuscitado, toquemo-l’O e deixemo-nos tocar por Ele, entramos nesta feliz aventura de nos despir das obras das trevas e revestir das armas da luz (cf. Rm 13, 12) e de reproduzir na nossa vida a Boa Nova do Ressuscitado, testemunhemos a Sua Ressurreição. Que olhando para nós, os Homens nossos irmãos identifiquem os gestos, as atitudes, os comportamentos, a voz... de Jesus. É que o Seu toque de Amor transforma-nos e vai-nos tornando cada vez mais parecidos a Ele. O Seu toque de Amor vai-nos ajudando a dizer cada vez com mais verdade: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20) e “… para mim, viver é Cristo…” (Fl 2, 21). Deixemos que o Ressuscitado opere em nós este milagre de Vida Nova e assim como Maria Madalena, Tomé, os outros apóstolos e milhões de cristão aos longo da história sejamos testemunhas da morte e ressurreição de Cristo.
«Que a Virgem Maria nos ajude a saborear plenamente a alegria pascal, para que, amparados pela força do Espírito Santo, nos tornemos capazes de difundi-la nos lugares onde vivemos e actuamos. Boa Páscoa a todos!» (Bento XVI, 11/4/2007)

2 comentários:

Miguel disse...

Bom dia Sr. Padre Marcelino Caldeira
Na passada Páscoa o Sr. Padre publicou um post sobre a Páscoa usando uma lindíssima imagem de Cristo Ressuscitado.
Já tentei procurar esta imagem noutros locais na web mas não consigo encontrar. Porventura o Sr. Padre poder-me-à dar alguma informação sobre esta imagem? Penso ser uma escultura, porventura sabe em que local está?
Na nossa paróquia estamos a elaborar um trabalho e gostavamos de trabalhar com esta imagem.
Aguardamos a S. resposta.
Agradecemos antecipadamente a vossa colaboração.
Melhores cumprimentos, Miguel Gonçalves

miguellopesgoncalves@gmail.com

Anónimo disse...

Boa Noite, caríssimo Miguel Gonçalves.
A imagem de Cristo Ressuscitado (de facto lindíssima) a que se refere, digitalizei-a de uma capa da Revista dos Jesuítas de Portugal "Mensageiro do Coração de Jesus", há 2 ou 3 anos. E se não me engano, pois procurei a referida revista para confirmar e não a encontrei, a imagem está na capela do noviciado da província portuguesa da Companhia de Jesus.
Sempre ao seu dispor
P. Marcelino Caldeira