domingo, 23 de março de 2008

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia a seguir o equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo de Israel usava para conseguir identificar a data da Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel.
Como a Páscoa Cristã (Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus), aconteceu durante e no contexto da celebração da Páscoa Judaica, a grande maioria das Igrejas Cristãs usa o método Judaico para calcular e datar a Páscoa Cristã.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! Só os mais velhos, de mais de 95 anos, viram uma Páscoa tão temporã em 1913.
A próxima vez que a Páscoa vai ser celebrada tão cedo, como este ano (23 de Março), será no ano 2228... daqui a 220 anos.
Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez a ser celebrada nesta data (22 de Março) foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

Sem comentários: