domingo, 1 de janeiro de 2023

Como Santinho Protector

calhou-me SÃO JOSÉ,

esposo da Virgem Maria

Memória a 19 de Março e 1 de Maio

São José teve como sua esposa a Imaculada Virgem Maria, da qual nasceu pelo Espírito Santo, Nosso Senhor Jesus Cristo, que perante os homens dignou-se ter sido considerado filho de José, e lhe foi submisso. E Aquele que tantos reis e profetas desejaram ver, José não só viu, mas com Ele conviveu e com paterno afeto abraçou e beijou; e além disso, nutriu cuidadosamente Aquele que o povo fiel comeria como pão descido dos céus para conseguir a vida eterna. Por esta sublime dignidade, que Deus conferiu a este fidelíssimo servo seu, a Igreja teve sempre em alta honra e glória o Beatíssimo José, depois da Virgem Mãe de Deus, sua esposa, implorando a sua intercessão em momentos difíceis.” Pio IX, «QUEMADMODUM DEUS»

“Os Evangelhos falam exclusivamente daquilo que José «fez»; no entanto, permitem-nos auscultar nas suas «acções», envolvidas pelo silêncio, um clima de profunda contemplação. José estava quotidianamente em contacto com o mistério «escondido desde todos os séculos», que «estabeleceu a sua morada» sob o tecto da sua casa.” São João Paulo II, «REDEMPTORIS CUSTOS», 25

“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação.” Francisco, «PATRIS CORDE»

Deus Eterno e Omnipotente, 

Criador, Salvador e Vivificador,

eu Vos dou graças pelo Santo Protector 

que Me concedestes para este ano de 2023.

Concedei-me que seguindo o seu exemplo 

me encontre verdadeiramente conVosco, 

deixe abrasar do Vosso Amor, 

seja fiel à Vossa Vontade, 

me liberte das obras da trevas 

e revista das armas da luz (cf. Rm 13, 12),

me deixe habitar por Vós 

e seja a morada da Vossa eleição. 

Que o meu testemunho de vida,

seja Verdadeiramente evangélico,

contribua para a construção do “mundo novo”

e, no termo deste ano,

me encontre mais parecido convosco 

e, possa dizer com verdade e com a vida: 

“Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.” (Gl 2, 20)

Tudo isto, conduzido e guiado 

pela mão carinhosa e maternal de Maria,

Vossa Filha, Mãe e Esposa. Ámen.

Sem comentários: