terça-feira, 17 de maio de 2022

17 - MAIO com MARIA a Mãe de Deus

“"Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último e ser aquele que serve a todos" (Mc 9, 35). ... Ninguém como Jesus pode dizer que é o "primeiro". Efectivamente, Ele é "o primeiro e o último", "o alfa e o ómega" (cf. Ap 22, 13), a irradiação da glória do Pai (cf. Hb 1, 3). Na ressurreição, foi-lhe dado "o Nome que está acima de qualquer outro nome" (Fl 2, 9). Mas também na Paixão Ele se mostrou como "o último de todos" e, com "o servo de todos", não hesitou em lavar os pés aos seus discípulos (cf. Jo 13, 14).

… Maria segue-O de muito perto! Ela, que teve a missão da maternidade divina e os excepcionais privilégios que a colocam acima de qualquer outra criatura, sente-se sobretudo a Escrava do Senhor (cf. Lc 1, 38.48), e dedica-se totalmente ao serviço do Filho divino. E com pronta disponibilidade faz-se também "serva" dos irmãos, como alguns episódios evangélicos desde a Visitação até às Bodas de Caná nos fazem entrever muito bem.

Por isso, o princípio enunciado por Jesus no Evangelho ilumina inclusivamente a grandeza de Maria. O seu "primado" está radicado na sua "humildade". Foi precisamente por esta humildade que Deus a escolheu, cumulando-a com os seus favores celestiais, fazendo dela a "kecharitome", a cheia de graça (cf. Lc 1, 28). No Magnificat, Ela mesma confessa: "Olhou para a humilhação da sua serva... o Todo-Poderoso realizou grandes obras em meu favor" (Lc 1, 48-49).” São JOÃO PAULO II, «HOMILIA», SANTA MISSA DE CONCLUSÃO DO XX CONGRESSO MARIOLÓGICO-MARIANO INTERNACIONAL, 24 de Setembro de 2000

Rainha do Céu, alegrai-Vos, aleluia.

Pois Aquele que merecestes trazer em vosso seio, aleluia.

Ressuscitou como disse, aleluia.

Rogai a Deus por nós, aleluia.

Oremos. Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos pedimos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Sem comentários: