quinta-feira, 3 de março de 2022

A ORANTE DA UCRÂNIA

A Virgem Orans, Oranta (A Grande Panagia) (em ucraniano: Оранта) é uma representação cristã ortodoxa muito conhecida da Virgem Maria em oração com os braços estendidos.

O mosaico de 6 metros de altura encontra-se na abobada do presbitério da Catedral de Santa Sofía em Kiev, Ucrânia.

El ícono está na catedral desde a sua fundação por Yaroslav I “O Sábio” no século XI. A postura solene e estática da Virgem, as pregas características das suas vestes e a sua expressão pensativa indicam uma importante influencia bizantina. A imagem é considerada um dos maiores símbolos sagrados de Ucrânia, uma paladina que defende o povo do país. É chamada de  "Muro Indestrutível" ou "Muro Inamovível". A tradição popular diz que, enquanto a Theotokos (Mãe de Deus) estender os seus braços sobre Kiev, a cidade permanecerá indestrutível. Popularmente pensa-se que o lenço bordado preso no cinto da Mãe de Deus serve para enxugar as lágrimas dos que se apresentam diante dela com os seus problemas e preocupações.

SANTA MÃE DE DEUS, VIRGEM ORANTE, MURO INDESTRUCTIVLE, ESTENDE OS TEUS BRAÇOS SEM DESCANSO PELOS E SOBRE OS TEUS FILHOS QUE SOFREM NA UCRÂNIA.

(fonte: Oscar Portillo)

Sem comentários: