sábado, 18 de fevereiro de 2017


"Parai! Reconhecei que Eu sou Deus" (Sl 46, 11)

Sente-se em silêncio. Abaixe a cabeça, feche os olhos, respire suavemente, e imagine-se olhando para o seu próprio coração. Leve sua mente, ou seja, os seus pensamentos, da sua cabeça para o seu coração. Ao inspirar, diga: "Senhor Jesus Cristo", ao expirar diga: "tende piedade de mim". Diga movendo os lábios suavemente ou pode simplesmente dizê-lo na sua mente. Tente colocar todos os outros pensamentos de lado. Tenha calma, seja paciente, e repita este exercício espiritual diariamente.
Qualquer um pode praticar a Oração de Jesus. Pode-se repetí-la em qualquer momento. Para começar a fazer a Oração como parte de nossa regra de oração diária, devemos seguir a direcção de Jesus. Ele diz: "Vinde, retiremo-nos para um lugar deserto e descansai um pouco" (Mc 6, 31), então orar em segredo, sozinho e em silêncio.
Escolha um lugar tranquilo onde você não será perturbado. É melhor se você puder proteger os sentidos de tanto estímulo quanto possível. É melhor fazer a Oração de Jesus no início da manhã, antes do nascer do sol, quando a mente está em repouso e sem distrações, o corpo está relaxado e há pouca atividade para perturbar sua concentração. Alguns podem achar o entardecer ou o início da noite melhor, e, outros reservam um tempo nos dois períodos, manhã e noite, para sua prática com a Oração. O importante é fazê-la diariamente, sem deixar passar um dia sequer. Uma prática diária de 30 minutos no início e no final do dia é uma boa regra de oração, mas, podemos começar com 10 minutos, e, irmos aumentando o tempo aos poucos.
"Parai! Reconhecei que Eu sou Deus" (Sl 46, 11) é um convite à Oração Contemplativa, à Oração do Coração, mediante a qual fazemos a experiência viva da presença de Deus em nós. Então, poderemos exclamar, como Santo Agostinho "Eis que habitavas dentro de mim, e eu Vos procurava do lado de fora".
(Fonte: cf. http://www.oracaodejesus.com/index.html)

Sem comentários: