terça-feira, 10 de maio de 2011

O que é um Sacerdote?
É um homem…
Quando S. Paulo, na carta aos Hebreus, fala do padre, a primeira coisa que diz é que o padre é escolhido entre os homens. De tal forma que mesmo o eterno sumo sacerdote Jesus Cristo, nascido de mulher, sujeito à lei, peregrino através dos vales desta realidade perecível, quer ser o filho do homem, um homem, semelhante a nós em tudo.
O padre é um homem. Não é feito de uma madeira diversa da qual todos somos feitos: é vosso irmão. Ele continua a dividir a sorte de homem mesmo depois que a direita de Deus, através da mão do Bispo, é colocada sobre ele: a sorte dos débeis, a sorte daqueles que ficam cansados, desencorajados, inadequados, pecadores.
Os homens, porém, se um se apresenta em nome de Deus, por ser apenas um homem: querem mensageiros esplendorosos, arautos mais convincentes, corações mais ardentes. Acolhem voluntariamente os vitoriosos, aqueles homens que têm sempre uma resposta para tudo e remédio para tudo. Ilusão terrível! Aqueles que vão são débeis, em temor e tremor, homens que devem continuamente rezar: Senhor, eu creio, ajuda a minha incredulidade! Que devem também eles continuar a bater no peito: Senhor, tem piedade de mim, pobre pecador! Esses proclamam a fé que vence o mundo: a graça, que transforma os pecadores e os perdidos em santos e redimidos.
São homens aqueles que vão. Vão e dizem, com a sua pobre humanidade: vede, Deus tem misericórdia dos homens como nós; vede que pelos pobres, pelos desesperados e pelos moribundos surgiu a estrela da graça. Dizem, como mensageiros humanos do Deus eterno: nós sabemos que trazemos o tesouro de Deus em vasos de barro; sabemos que a nossa sombra ofusca continuamente a divina luz que devemos levar-vos. Sede misericordiosos para connosco, não julgais, tende piedade da fraqueza sobre a qual Deus pousou o fardo pesado da sua graça. Considerai como uma promessa para vós mesmos o facto de nós sermos homens.
Vós, um dia, tendes medo de vós mesmos, quando experimentais em vós também o que é o homem, que coisa é o homem. Felizes sois vós, agora, que não vos escandalizais do homem que é o padre. Ele é um homem, para que acrediteis que a graça de Deus pode ser concedida a um homem, a um pobre homem, como ele é.
K. RAHNER, Sul Sacerdozio, meditazione teologiche. Queriniana: Brescia, 9-11.

1 comentário:

guiomar disse...

O Pe. é um homem como os outros, mas com a diferença é claro, ele é um servo de DEUS, que tem que cumprir a lei do eterno PAI, é essa a sua missão aqui na terra. A missão de servir e ser servido, dentro da lei de DEUS, ajudar os que estão precisando ser ajudado. Aconcelhando, os filhos do senhor, mostrando a todos o caminho a seguir, pregando todos os encinamentos da lei de DEUS. É esse o seu papel aqui na terra.