quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Ante a Eucaristia deixar que Jesus...
"Que fazemos nós pela Eucaristia, quer dizer, por Jesus que se dá irrevogávelmente no mistério pascal até à morte na cruz?
..., penso que não devemos «fazer» algo - pensamos instintivamente nos gestos do culto -, mas deixar-nos amar. Ante a eucaristia devemos deixar que Jesus nos salve, que nos purifique, que seja Ele quem faça tudo e nós recebamos a Sua vida com gratidão. Não temamos estar em silêncio, não encontrar nada que dizer, porque é Ele quem nos fala, quem vem ao nosso encontro com todo o peso da Sua decisão de amor que quer derramar sobre nós; em suma, deixemos que Jesus seja eucaristia, salvação, perdão, piedade, ternura, afecto, purificação para nós. Deixemos que Jesus seja Jesus."
Carlo Maria MARTINI,
in “La trasfiguración de Cristo e del cristiano a la luz del Tabor”,
Sal Terrae, Santander, 2012, pg.101-102.
(tradução da responsabilidade do autor deste blog)

sábado, 5 de janeiro de 2013

PALAVRA DE VIDA
Janeiro de 2013
Chiara Lubich
«Ide aprender o que significa: “Prefiro a misericórdia ao sacrifício”» (Mt 9, 13).
«… Prefiro a misericórdia ao sacrifício».
Talvez se lembrem quando é que Jesus disse estas palavras.
Jesus estava sentado à mesa e alguns publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com Ele. Vendo isso, os fariseus que ali estavam disseram aos discípulos de Jesus: «Porque é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?». E Jesus, ouvindo essas palavras, respondeu:
«Ide aprender o que significa: “Prefiro a misericórdia ao sacrifício”»
Jesus cita aqui uma frase do profeta Oseias, demonstrando o seu apreço pelo conceito que ela contém. De facto, esta frase é a norma segundo a qual Ele próprio se comporta; exprime a primazia do amor sobre qualquer outro mandamento, sobre qualquer outra regra ou preceito.
É nisto que consiste o cristianismo: Jesus veio dizer que Deus quer de nós, no relacionamento com os outros – homens e mulheres –, antes de tudo, o amor. E esta vontade de Deus já tinha sido anunciada nas Escrituras, como revelam as palavras do profeta.
O amor é, para cada cristão, o programa da sua vida, a lei fundamental do seu agir, o critério do seu comportamento.